1) Bola feita com bexiga de
boi
A primeira bola de futebol foi feita de couro curtido (capotão), e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, a bexiga deu lugar à câmara de ar de borracha, mas, em dias chuvosos, as bolas encharcavam-se, chegando a pesar o dobro. Em 1994, as bolas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros. O poliuretano foi usado como revestimento e, nas camadas internas , empregou-se o poliestireno, enquanto as câmaras eram de látex."
2) Roubaram a taça!
A Taça Jules Rimet, foi usada por duas vezes na Copa do Mundo a de 1930 e a de 1970, essa taça levava o nome do primeiro presidente da Fifa, entidade que organiza o futebol, e o Troféu da Copa do Mundo, usado de 1974 até hoje.
Nas primeiras edições, a posse
definitiva da taça ficaria com o país que conseguisse vencer três edições do
mundial, isso aconteceu nos anos de 1958, 1962 e 1970, quando o Brasil foi
campeão nas três edições. Depois do tricampeonato do Brasil, a Fifa resolveu
elaborar uma nova taça, agora sem permitir a entrega definitiva aos vencedores.
Em 1983, a Jules Rimet foi roubada no Brasil e, alguns dias depois, foi descoberto que ela havia sido derretida. Em 2015, uma parte da taça foi encontrada nos porões da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça."
3) Os números nas camisas
Foi só a partir de 1933 que as numerações nas camisas passaram a aparecer. Isso aconteceu na Copa da Inglaterra, entre Everton e Manchester City, uma equipe numerou as camisas de 1 a 11, e a outra, de 12 a 22. No Brasil, a numeração foi criada em 1947, e, em 1950, a ideia chegou à Copa do Mundo. Isso facilitava para a identificação dos jogadores para locutores, fotógrafos etc."
4) Não existiam cartões até a
Copa de 1970"
Na Copa do Mundo de 1966 houve uma confusão durante o jogo, a FIFA resolve então implantar os cartões amarelo e vermelho. Em um jogo entre Argentina e Inglaterra, houve uma reclamação do capitão argentino Rattín, contestando a marcação de uma falta com o árbitro alemão Rudolf Kreitlein. O juiz considerou a reclamação acintosa e decidiu expulsar o argentino. Rudolf utilizou gestos para indicar que Rattín havia sido expulso, mas o argentino não entendeu e negou-se a sair de campo.
Inspirado nas cores do semáforo — amarelo para reduzir velocidade e vermelho para parar —, o chefe dos árbitros na Copa de 1970, o inglês Keen Aston, teve a ideia de usar cores para sinalizar as penalidades. Antes disso, os árbitros usavam apenas o apito, voz e gestos para fazer as marcações.
5) Primeiro clube de futebol
do Brasil
A prática do futebol no Brasil
foi realizada, pela primeira vez, pelo São Paulo Athletic Club, time formado
por colonos ingleses, em 1888. No entanto, o clube de futebol mais antigo e que
ainda está em atividade no Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de
julho de 1900. Em homenagem à equipe, a data também foi escolhida como Dia
Nacional do Futebol.
Assista ao Vídeo:


0 Comentários