UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

 


Gn 24. 12 – 26, 50. 58

O capítulo 24 de Gênesis é um dos mais lindos de toda Bíblia. Além de ser rigorosamente histórico, é eminentemente alegórico. Desde cedo em nossa vida aprendemos que Abraão representa Deus, Isaque tipifica Jesus, Eliezer simboliza o Espírito Santo e Rebeca é a figura da Igreja. Iremos observar inicialmente três características dessa impressionante mulher, Rebeca, quando era jovem foi desafiada a aceitar o convite de casar-se com um jovem que não conhecia.

Neste texto nós encontramos os parentes de Rebeca abençoando-a antes dela ir ao encontro de Isaque. Devemos aprender com os erros e acertos de cada personagem bíblico. Aqui descobrimos que Rebeca era uma mulher trabalhadora, hospitaleira e decida. Sua história de vida nos trás lições espirituais importantes para o nosso crescimento espiritual.

Rebeca é vista como símbolo da noiva perfeita, ela nasceu justamente logo após Isaque ter sido oferecido figuradamente em sacrifício no monte Moriá, por seu pai Abraão: “Betuel gerou Rebeca”. ( Gn 22. 23 ). E o que nos chama atenção é que, logo após Cristo ter sido oferecido como sacrifício perfeito no Calvário ao Pai, por causa dos nossos pecado, a igreja nasceu ( Mt 16. 18; At 2. 1-4 ).

Rebeca habitava em uma terra distante, e por ordem de Abraão, Eliezer, servo de Abraão, vai busca-la, o texto de Gn 24. 4 nos diz: Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.Um dia, por ordem do Pai, a Igreja do Senhor Jesus na terra também será buscada para ser a esposa de Cristo (no céu) 1 Ts 4. 16, 17 nos diz:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Rebeca era tão trabalhadora que tirou água do poço para dez camelos beberem ( Gn 24. 17-22 ). Considerem que cada camelo bebe cerca de 100 litros de água, Rebeca tirou o equivalente a uma caixa de mil litros de água para os camelos beberem.

Quando lemos Gn 24. 58 o texto nos diz: “E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irá tu com este varão? Ela respondeu: Irei” Ela aqui se mostra uma mulher decidida, ela aceita acompanhar o mordomo de Abraão até Isaque. É justamente isso que irá acontecer com a Igreja de Cristo na terra, assim como o mordomo de Abraão guiou Rebeca até Isaque, o Espirito Santo guiará a Igreja até Cristo ( Rm 8. 14 ).

Ainda existem muitos outros pontos importantes na vida de Rebeca que podem ser melhor estudados e pesquisados, a história desta mulher é rica em lições espirituais para o nosso crescimento.



Postar um comentário

0 Comentários