Cristianos chinos utilizan códigos para comunicarse en Internet

Devido a novas restrições ao conteúdo religioso online, a criatividade é necessária para manter atividades na Internet

     Fonte: Open Doors
     Os cristãos usam linguagem codificada para encobrir palavras proibidas e não serem banidos ou ter mensagens excluídas por "conteúdo ilegal".

A nova lei chinesa exige permissão específica para criar ou publicar conteúdo religioso na Internet. Alguns cristãos são conhecidos por se esforçarem para se comunicar criativamente através do WeChat, um aplicativo de interação virtual usado por muitas pessoas em todo o país.

"Os cristãos usam linguagem codificada para encobrir palavras proibidas e não serem bloqueadas ou ter mensagens excluídas por 'conteúdo ilegal'", disse um contato do Open Doors. Um aviso sobre o uso de palavras inapropriadas pode aparecer na tela de qualquer um que postar conteúdo considerado contrário à nova legislação.

"Por enquanto, podemos nos encontrar virtualmente usando algumas ferramentas e plataformas de comunicação. Devido às novas regulamentações, somos mais cuidadosos na seleção de palavras, em textos e conversas. Temos que fazer várias edições dos artigos antes de publicá-los online. Os parceiros tentaram recriar contas públicas cristãs que haviam sido banidas da rede social, mas a ação falhou, pois as contas foram rapidamente encontradas e banidas novamente", relatou uma testemunha local.

Vigilância aumenta dentro da China

Em algumas províncias, as atividades online das igrejas foram interrompidas e não puderam funcionar novamente. Os membros da igreja são suspeitos de usar as palavras consideradas inapropriadas durante as reuniões e foram banidas. Desde a aplicação dos novos regulamentos, as suspensões têm sido recorrentes.

"As medidas aumentaram nossa preocupação. O acesso a recursos espirituais e relacionamentos foi enfraquecido. Ainda há salas de acesso, mas cada vez menos pessoas participam. Ainda assim, nunca paramos de encontrar maneiras de nos manter conectados online", compartilha uma fonte local.

Um artigo da Radio Free Asia informou que "as autoridades chinesas lançaram um treinamento maciço para sentinelas removerem conteúdo religioso não aprovado pelo governo, reforçando o controle da Internet". Ainda não se sabe ao certo se esses treinamentos estão realmente acontecendo, mas é possível e provável que eles estejam alcançando várias partes do país e limitando ainda mais as atividades religiosas online.

Pedidos de oração 

  • Peça ao Senhor sabedoria e discernimento para os cristãos da China, especialmente pastores e líderes. Que haja maneiras de se comunicar e permanecer firme e unida em Cristo.
  • Reze pela paz e pela proteção dos irmãos chineses. Que a nova medida não assuste ou desanime corações.
  • Ele interceda pelas autoridades chinesas. Que eles sejam convertidos ao Senhor Jesus e que a igreja encontre liberdade para proclamar as boas notícias.


Bíblias para a China

As restrições ao conteúdo religioso não ocorrem apenas no mundo virtual na China. As autoridades dificultam o acesso a Bíblias e outros materiais que podem fortalecer espiritualmente e proclamar a boa notícia para tantos chineses que precisam de Jesus. Ajuda os cristãos chineses a acessar a palavra de Deus.






Postar um comentário

0 Comentários